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A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesq) tem como objetivo trazer a pesquisa científica ao alcance de todos, supervisionando e coordenando projetos de pesquisa, criando mecanismo de incentivo à iniciação científica e a diversas áreas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.
Além disso, informa sobre eventos e atualidades científicas, fornece base científica, fornece base de dados atualizada para o desenvolvimento da pesquisa e publica o resultado dos estudos em revistas científicas próprias da Universidade de Gurupi – UnirG.
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Dr. Fábio Pegoraro
Assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Esp. Leila Rosária Gonçalves Ferreira
Assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Márcia dos Reis Coelho Alencar Silva
Assistente Administrativo: Esp. Jaqueline Aires Mascarenhas Schons
Assessora Pedagógica: Ma. Millena Pereira Xavier
Assessora Pedagógica: Ma. Sofia Mara de Sousa
Contato: (63) 3612-7602
Email: propesq@unirg.edu.br
Endereço: Av. Antônio Neves da Silvas/nº, Parque das Acácias, Gurupi-TO,
CEP: 77400-000.
REVISTA CEREUS
Editor Geral: Me. Vinícius Lopes Marinho
Editor de Seção: Dr. Francícero Rocha Lopes
Tradutor:
Programação/Edição Gráfica:
Contato: (63) 3612-7602 / Email: revistacereus@unirg.edu.br
REVISTA AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Editor Geral: Me. Vinícius Lopes Marinho
Editor de Seção: Fernanda Bogarin Borin Chiacchio
Florence Germaine Tible Lainscek
Tradutor:
Programação/Edição Gráfica:
Contato: (63) 3612-7602 / Email: revistaamazonia@unirg.edu.br
BIOTÉRIO
Coordenadora: Lara Geovanna Gomes Rodrigues
Responsável Técnico: Lara Geovanna Gomes Rodrigues
Estagiários(as): Gisele Guida
João Paulo de Faria Maciel
Contato: (63) 3612-7670
E-mail: biotério@unirg.edu.br
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
Coordenadora: Ma. Rafaela de Carvalho Alves
Vice-Coordenadora: Ma. Sofia Mara de Sousa
Contato: (63) 3612-7645
E-mail: cep@unirg.edu.br
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ANIMAL
Coordenadora:
Vice-Coordenador:
Contato: (63) 3612-7670
E-mail: ceua@unirg.edu.br
NÚCLEO DE APOIO A CIÊNCIA - NAC
Coordenadora: Ma. Millena Pereira Xavier
Contato:
E-mail: nac@unirg.edu.br
NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - NIT
Coordenador:
Contato:
E-mail: nit@unirg.edu.br
1. Encontre-nos
Endereço: Avenida Antônio Neves da Silva s/nº, Parque das Acácias, Gurupi-TO, CEP: 77400-000
Portaria/Propesq Nº 01-2020, de 10 de março de 2020 – Nomeia avaliadores ad-hoc para Edital PROPESQ UnirG/2020/01 e dá outras providências.
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesq) tem como objetivo trazer a pesquisa científica ao alcance de todos, supervisionando e coordenando projetos de pesquisa, criando mecanismo de incentivo à iniciação científica e a diversas áreas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.
Além disso, informa sobre eventos e atualidades científicas, fornece base científica, fornece base de dados atualizada para o desenvolvimento da pesquisa e publica o resultado dos estudos em revistas científicas próprias da Universidade de Gurupi – UnirG.
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COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
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COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ANIMAL
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NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - NIT
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Portaria/Propesq Nº 01-2020, de 10 de março de 2020 – Nomeia avaliadores ad-hoc para Edital PROPESQ UnirG/2020/01 e dá outras providências.
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) tem como objetivo trazer a pesquisa científica ao alcance de todos, supervisionando e coordenando projetos de pesquisa, criando mecanismo de incentivo à iniciação científica e a diversas áreas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.
Além disso, informa sobre eventos e atualidades científicas, fornece base científica, fornece base de dados atualizada para o desenvolvimento da pesquisa e publica o resultado dos estudos em revistas científicas próprias da Universidade de Gurupi – UnirG.
A PROPESQ é composta pelas assessorias de pós-graduação, pesquisa, inovação e tecnologia e periódicos. Tais assessorias gerenciam:
O Núcleo de Tecnologia da Universidade de Gurupi é uma estrutura criada pela Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que tem por finalidade a gestão das políticas institucionais de inovação, por meio de competências específicas instituídas na Lei Federal n. 13.243, de 11 de janeiro de 2016.
O NIT tem como finalidade gerar as políticas institucionais de inovação e empreendedorismo, auxiliando na promoção, na utilização e no uso de novas tecnologias oriundas da própria ICT ou de outras ICTs.
O NIT se justifica em virtude de as mudanças políticas e econômicas exigirem que a inovação seja o principal mecanismo para reduzir a dependência tecnológica. O NIT garante que os conhecimentos desenvolvidos nas ICTs sejam geridos de forma adequada, para que sejam transferidos entre agentes, empresas e universidades.
Em âmbito geral, compete ao NIT:
– Desenvolver estudos de prospecção tecnológica;
– Desenvolver estudos e estratégias para transferência de inovação;
– Promover e acompanhar o relacionamento das ICTs com as empresas e o terceiro setor;
– Representar a ICT pública, no âmbito de sua política de inovação.
O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Gurupi – UnirG (CEP-Unirg) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “múnus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CSN nº466/12 e Res. CSN nº 510/16).
O CEP- UnirG é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais e Brasileiras, diretrizes estas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.
A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.
Membros relatores
O Projeto de Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa (Q-CEPs) é uma ação de ensino e aprendizagem que visa educar e promover o reconhecimento entre os dois componentes do Sistema: os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), no intuito de melhorar o trabalho administrativo e a análise ética dos CEPs.
Com base nisso, o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Gurupi, recomenda fortemente que os professores, pesquisadores, e também estudantes possam fazer esses cursos de qualificação. Link para acesso aos Cursos EAD do projeto Qualifica CEP:
CURSO: HISTÓRICO DO SISTEMA CEP/CONEP
CURSO: PROCEDIMENTOS DA PLATAFORMA BRASIL
CURSO: SUBMISSÃO E APRECIAÇÃO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA
CURSO:CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
CURSO:DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS EM PROTOCOLOS DE PESQUISA
CURSO:PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DOS CEPS
Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UNIRG – Avenida Rio de Janeiro, n. 1585, Centro, Gurupi-TO. CEP 77403-090. E-mail: cep@unirg.edu.br, fone: (63) 3612-7645, de segunda a sexta-feira em horário comercial (exceto feriados)
A Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade de Gurupi - UnirG (CEUA-UNIRG), instância colegiada interdisciplinar autônoma, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, tem por finalidade analisar, emitir pareceres e expedir certificados seguindo os princípios éticos no uso de animais em ensino e pesquisa elaborados pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).
Membros da comissão de Ética.
Titulares
Suplentes
NORMAS E PROCEDIMENTOS
Os pesquisadores que desejam obter certificação para uso de animais de experimentação, deverão solicitá-la preenchendo o formulário disponibilizado pela Comissão de Ética em Uso de Animais (abaixo) e encaminhando-o de forma eletrônica para o e-mail: ceua@unirg.edu.br (aguardar aprovação antes de imprimir o formulário). Após o envio do formulário, é necessário aguardar a aprovação ou correções que deverão ser feitas pelos membros da CEUA. Sendo aprovado, o(a) pesquisador(a) será notificado para imprimir uma cópia do formulário e entregar na recepção do CEUA, que disponibilizará o certificado assinado pela Coordenação.
FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO E /OU PESQUISA
SUBMISSÃO DE PROJETOS
Documentos necessários para a submissão de projetos (encaminhar para o e-mail: ceua@unirg.edu.br)
1 - Folha de Rosto (preenchida, carimbada e assinada ) - Download;
2 - Formulário Unificado – para solicitação de autorização para uso de animais em experimentação e/ou ensino (deve ser preenchido em português e assinado). Obs.: o item 4 deverá ser preenchido e assinado por todos os Colaboradores. O formulário unificado é dispensado em projetos que utilizarão apenas material armazenado - Download;
3 - Projeto de Pesquisa (na íntegra);
4 - Cronograma de Execução (pode ser inserido no projeto de pesquisa);
5 - Orçamento detalhado (pode ser inserido no projeto de pesquisa);
6 - Anuência dos diversos locais onde serão realizadas as etapas da pesquisa (Somente para pesquisas multicêntricas);
DOCUMENTOS ADICIONAIS
1 - Protocolo de submissão ao IBAMA-SISBio ou autorização do mesmo (quando a pesquisa envolver animais silvestres)
PESQUISAS CONDUZIDAS DO EXTERIOR OU COM COOPERAÇÃO ESTRANGEIRA
1 - Termo de cooperação técnico-científica;
2 - Documento de aprovação ética do projeto no país de origem ou justificativa;
3 - Anuência dos centros participantes no exterior e no Brasil.
MODELOS DE RELATÓRIOS
Relatório Parcial - Download;
Relatório Final - Download;
AGENDA DE REUNIÕES CEUA/UnirG | ||
DATA DA REUNIÃO | PRAZO DE SUBMISSÃO | LIBERAÇÃO DO PARECER |
10/09/2022 | 01/09/2022 | 13/09/2022 |
08/10/2022 | 29/09/2022 | 11/10/0202 |
12/11/2022 | 31/10/2022 | 16/11/2022 |
10/12/2022 | 01/12/2022 | 13/12/2022 |
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Edital nº 011/2023 - RESULTADO PRELIMINAR REFERENTE AO EDITAL Nº 016/2022
Edital nº 007/2023 - DIVULGAÇÃO DAS PROPOSTAS HOMOLOGADAS
Edital nº 005/2023 retificação do Edital nº003/2023 - PESQUISA E INOVAÇÃO 2023
Edital nº 003/2023 retificação do Edital PESQUISA E INOVAÇÃO 2023
EDITAL PROPESQ UnirG nº 16/2022 - SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DOCENTE
Edital nº 010/2023 - RESULTADO PRELIMINAR REFERENTE AO EDITAL Nº 015/2022
Edital nº 009/2023 - RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº 015/2022
Edital nº 008/2023 - DIVULGAÇÃO DAS PROPOSTAS HOMOLOGADAS - PIBIC-PIVIC 2023
Edital nº 004/2023 retificação do Edital n° 002/2023 - PIBIC-PIVIC 2023
EDITAL Nº 008/2022 - RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO 014/2021
EDITAL Nº 007/2022 - RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO 014/2021
EDITAL Nº 006/2022 - RETIFICAÇÃO CRONOGRAMA DO EDITAL 014/2021.
EDITAL Nº 001/2022 - RETIFICAÇÃO DO EDITAL 014/2021.
EDITAL Nº 015/2021 - RETIFICAÇÃO DO EDITAL 014/2021, de 22 de outubro de 2021
Abertura do Edital: Edital Propesq UnirG 2021/02, de 19 de outubro de 2021
EDITAL Nº 023/2022 - RESPOSTA AOS RECURSOS - VAGA REMANESCENTE
EDITAL Nº 014/2022 - RESULTADO FINAL - VAGA REMANESCENTE
EDITAL Nº 012/2022 - RESULTADO PRELIMINAR - VAGA REMANESCENTE
EDITAL Nº 011/2022 - HOMOLOGAÇÃO DAS INCRIÇÕES DA VAGA REMANESCENTE
EDITAL Nº 010/2022 - RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº 009/2022
EDITAL Nº 005/2022 - RESULTADO FINAL - EDITAL 013/2021.
EDITAL Nº 004/2022 - RESULTADO PRELIMINAR - EDITAL 013/2021.
EDITAL Nº 002/2022 - DIVULGAÇÃO DAS PROPOSTAS HOMOLOGADAS - EDITAL 013/2021.
Retificação ao Edital (Cronograma): Edital nº 05/2020/Propesq/LIVRO, de 21 de setembro de 2020
Retificação ao Edital nº 02/2020/Propesq/Livro: Edital nº03/2020/Propesq/Livro, de 31 de agosto de 2020
Abertura do Edital: Edital nº 02/2020/Propesq/LIVRO, de 26 de agosto de 2020
Retificação do Cronograma: Edital nº 04/2020/Propesq/LIVRO, de 14 de setembro de 2020
Abertura do Edital: Edital nº 01/2020/Propesq/LIVRO, de 12 de agosto de 2020
Resultado Final: Edital Propesq UnirG 2020/01, de 20 de março de 2020
Resultado Preliminar: Edital Propesq UnirG 2020/01, de 17 de março de 2020
Resultado da Pré-Análise: Edital Propesq UnirG 2020/01, de 10 de março de 2020
Abertura do Edital: Edital Propesq UnirG 2020/01, de 06 de fevereiro de 2020
Resultado Final: Edital Propesq UnirG 2019/03, de 05 de fevereiro de 2020
Respostas aos recursos: Recurso ao Resultado Parcial, de 05 de fevereiro de 2020
Resultado Parcial: Edital Propesq UnirG 2019/03, de 03 de fevereiro de 2020
Resultado Pré-Análise: Edital Propesq UnirG 2019/03, de 27 de janeiro de 2020
Alteração do Cronograma: Edital Propesq UnirG 2019/04, de 14 de janeiro de 2020
Abertura do Edital: Edital Propesq UnirG 2019/03, de 29 de novembro de 2019
RESULTADO FINAL - SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E PIBIC 2021 (retificado em 13/02/2021)
RESULTADO PRELIMINAR - SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E PIBIC 2021
RESULTADO DA PRÉ-ANÁLISE - SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E PIBIC 2021 (ARQUIVO RETIFICADO)
EDITAL DE PRORROGAÇÃO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E PIBIC 2021
Resultado Final: Edital Propesq/SPPI 02/2018, de 06 de fevereiro de 2019
Respostas aos recursos: Recurso ao Resultado Parcial, de 06 de fevereiro de 2019
Resultado Parcial: Edital Propesq/SPPI 02/2018, de 05 de fevereiro de 2019
Alteração do Cronograma: Edital Propesq/SPPI 02/2018, de 24 de janeiro de 2019
Retificação do Edital: Edital Propesq/SPPI 02/2018, de 14 de janeiro de 2019
Abertura do Edital: Edital Propesq/SPPI 02/2018, de 03 de dezembro de 2018
Resultado Final: Edital Propesq/SPP 01/2018, de 01 de fevereiro de 2018
Abertura do Edital: Edital Propesq/SPP 01/2018, de 22 de janeiro de 2018
Resultado Final: Edital Propesq/SPPI 01/2017, de 18 de janeiro de 2018
Alteração do Cronograma: Edital Propesq/SPPI 01/2017, de 15 de dezembro de 2017
Abertura do Edital: Edital Propesq/SPPI 01/2017, de 24 de novembro de 2017
Resultado Final: Edital Propesq/SPPI 01/2016, de 12 de dezembro de 2016
Alteração do Cronograma: Edital Propesq/SPPI 01/2016, de 30 de novembro de 2016
Abertura do Edital: Edital Propesq/SPPI 01/2016, de 03 de novembro de 2016
Resultado Final: Edital Propesq/SPPI 01/2015, de 26 de novembro de 2015
Abertura do Edital: Edital Propesq/SPPI 01/2015, de 02 de outubro de 2015
Os grupos de pesquisa englobam pesquisadores e acadêmicos, visando ampliar as intenções e orientações científicas, apresentando-lhes diretrizes e ações para a consolidação do desenvolvimento científico no âmbito desta IES. A UnirG atualmente possui 8 grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ, envolvendo em torno de 384 pesquisadores e estudantes da Instituição.
ACESSE: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf, e conheça os grupos de pesquisa vinculados à UnirG.
Buscar grupos >> Filtros >> Filtro para localização e tempo de existência do grupo >> Região: Norte >> UF: Tocantins >> Instituição: Fundação UNIRG >> Pesquisar.
O Biotério Central da UNIRG, é um órgão técnico-administrativo subordinado a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, tem como objetivo a criação e manutenção de animais de laboratório, para atender atividades de ensino, pesquisa e extensão, dar apoio técnico/ operacional às atividades envolvendo a utilização desses animais pelos cursos da Instituição.
São produzidos animais com status sanitário convencional: ratos (Rattus norvegicus) albinos da linhagem Wistar e camundongos (Mus musculus).
O Biotério segue as normas e os padrões estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL) e respeitando as Diretrizes Brasileiras para o Cuidado e Utilização de Animais para Fins Científicos e Didáticos (DBCA), segundo a Portaria N o 465 e Lei N o 11.794/ 2008 (Lei Arouca) e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal(CONCEA).
Coordenador: Lara Geovanna Gomes Rodrigues
Responsável Técnico: Lara Geovanna Gomes Rodrigues
Estagiários(as): Hamilton Batista de Matos Junior
Jacqueline Carvalho de Santana
Em cumprimento à Lei n° 11.794 de 08 de outubro de 2008, os animais somente serão fornecidos mediante aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UNIRG).
Como proceder?
Para realizar a solicitação de modelos biológicos para o Biotério Central, é necessário que o projeto seja previamente submetido à apreciação pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal (CEUA) desta instituição (disponível no link CEUA – normas e procedimentos). Após o projeto aprovado e emitido o parecer favorável à sua execução, o pesquisador deve preencher o formulário de solicitação de animais do Biotério Central e anexar uma cópia da carta da CEUA. Os documentos listados abaixo deverão ser enviados exclusivamente por e-mail (biotério@unirg.edu.br) para liberação dos animais conforme disponibilidade.
Abaixo está listada a documentação obrigatória para solicitação de animais para PROJETO DE PESQUISA/AULA PRÁTICA:
Formulário de Solicitação de Animais ao BIOTÉRIO
LEGISLAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS
Resolução n° 008/2023 - Altera a Resolução nº001/2011 da Câmara de Graduação.
Documentos Necessário - Licença Capacitação
LEI DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
Comunicação Interna nº 94/2021 - ORDENAMENTO DOCENTE
Ordenamento Docente - Administração
Ordenamento Docente - C. Contábeis
Ordenamento Docente - Ed. Física
Ordenamento Docente - Enfermagem
Ordenamento Docente - Engenharia Civil
Ordenamento Docente - Fisioterapia
Ordenamento Docente - Jornalismo
Ordenamento Docente - Medicina
Ordenamento Docente - Odontologia
A carreira docente é árdua e ao mesmo tempo desafiadora. É importante salientar que além de deveres temos também o direito a progressões garantidas pela lei de Plano de Cargos e Salários docente. São três tipos de acréscimos que podemos obter: o Quinquênio, a PROGRESSÃO HORIZONTAL (que é a da Elevação de Nível – depois de transcorridos quatro anos de trabalho como efetivo) e a PROGRESSÃO VERTICAL (que é a da Elevação de Classe).
O Quinquênio é um benefício garantido a cada cinco anos de serviço prestado e não depende de requerimento. O setor de Recursos Humanos faz uma verificação do tempo de serviço e libera automaticamente quando este se completa.
Para as Progressões Horizontal e Vertical é necessário requerer o benefício, e o docente deve ser efetivo na instituição. Para tanto deve ser encaminhado à Comissão Permanente de Avaliação Docente – CPAD, o requerimento acompanhado dos documentos específicos a cada tipo de progressão. É preciso que o professor requeira sua progressão, desencadeando o processo que termina com o RELATÓRIO FINAL da Comissão, recomendando ou não a progressão.
O que fazer para se requerer a Progressão na Carreira?
1 – Preencher requerimento de progressão (Modelo em Anexo)
2 – Solicitar junto ao RH da instituição a Situação Funcional – a ser emitida no mês do protocolo do requerimento
3 – Certidão negativa de antecedentes criminais
4 – Cópia do diploma comprobatório da nova titulação, quando se tratar de requerimento de progressão vertical (Elevação de Classe)
OBS: a Situação Funcional é expedida pelo Departamento de Recursos Humanos da Fundação Unirg. Quanto à Certidão Negativa de Antecedentes Criminais são duas Certidões que o docente deve apresentar, junto com o requerimento: uma da Justiça Federal (que pode ser conseguida gratuitamente pelo site www.trf1.jus.br. Ao acessá-lo, vá para o Portal do TRF1. Depois, clique no mapa o Estado de TO. Em seguida, à esqueda, a Certidão Negativa. Preencha seu nome e CPF e emita) e outra da da Justiça Estadual (que pode ser requerida no É PRA JÁ – Rua 5, próximo à Caixa Econômica Federal). Não vale só uma! Tem de ser as duas!
Em anexo os modelos de requerimentos da PROGRESSÃO HORIZONTAL (que é a da Elevação de Nível) e a da PROGRESSÃO VERTICAL (que é a da Elevação de Classe), bem como da lei do Plano de Cargos e Salários docente.
Projetos Execução 2022
Edital Pesquisa Docente 2021-14 execução 2022-2024
Edital Propesq 09-2022 execução 2022 Vaga Remanescente
Edital Propesq 2021-13 execução 2022
Projetos Execução 2021
Edital Propesq 2020-02 execução 2021
Projetos Execução 2020
Edital propesq 2020 01 execução 2020
Edital propesq 2019 03 execução 2020
E-BOOKS
Publicação de e-books que reúnem pesquisas de alunos e professores da Instituição, relacionados a saúde e ao desenvolvimento regional.
Organizado pela professora Drª Rise Rank e pela assessora Me. Milena Xavier, que em 2020.
Editoria CRV
Os livros são gratuitos e estão disponíveis em mais de 20 livrarias on-line que podem ser acessados gratuitamente, quando e onde o leitor desejar.
Ciência em Conexão no Desenvolvimento Regional: 13 Artigos
- AS METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS AOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA: uma abordagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
- BOA SORTE, O CINETEATRO QUE INFLUENCIOU A JUVENTUDE GURUPIENSE POR QUASE DUAS DÉCADAS;
- FRENOTOMIAS LINGUAIS EM BEBÊS COM ANÁLISE COMPARATIVA DE TÉCNICAS ANESTÉSICAS;
- REDE SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER ORIENTAÇÕES, ASSISTÊNCIA E RETORNO EM UM PROGRAMA DE ATENÇÃO PRECOCE DE SAÚDE BUCAL;
- EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE BUCAL NOS CEMEIS (CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL) DO MUNICÍPIO DE GURUPI-TO;
- QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE GURUPI;
GASTOS COM PESSOAL DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS NO PERÍODO DE 2015-2018 FRENTE AO ESTABELECIDO NA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL;
- QUALIDADE DAS AÇÕES CONTRA O USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM UBS COM E SEM RESIDÊNCIA MÉDICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE;
- O CONSUMO DO FITOTERÁPICO LEPIDIUM MEYENII EM DUAS FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO NA CIDADE DE GURUPI-TO;
- A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA ENGENHARIA NO TOCANTINS;
- ABORDAGEM DO CÂNCER DE MAMA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DO TOCANTINS;
- ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O SISTEMA DRYWALL E ALVENARIA CONVENCIONAL COMO ELEMENTOS DE VEDAÇÃO;
- SAÚDE MENTAL NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NA REGIÃO SUL DO TOCANTINS: uma análise das ações.
As Interfaces da Saúde, Residência em Foco: 15 Artigos
- ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA): um relato de caso;
- MOLA HIDATIFORME: um relato de caso com proposta de sistematização da Assistência de Enfermagem;
- MANEJO E CONTROLE DO CORONAVÍRUS (COVID-19) NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SEVILHA EM GURUPI-TO;
- CUIDADO DE ENFERMAGEM DOMICILIAR COM SONDA DE CISTOSTOMIA SUPRA PÚBICA: um relato de experiência;
- TELEODONTOLOGIA EM UM PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE FRENTE A PANDEMIA POR COVID-19;
- MITOS SOBRE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DA PACIENTE GESTANTE;
- CÁSEOS AMIGDALIANOS: estudo de caso;
- LESIONADO MEDULAR VÍTIMA DE PAF E FISIOTERAPIA;
- IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA PROMOÇÃO À SAÚDE DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SEVILHA DE GURUPI-TO;
- HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E HIDRONEFROSE SECUNDÁRIAS A ESTENOSE DA JUNÇÃO URETEROPÉLVICA: um relato de caso;
- TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR NA GESTAÇÃO: um relato de caso com genograma;
- TRANSTORNO DE SINTOMAS SOMÁTICOS E SINTOMAS SEM EXPLICAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: relato de caso;
- HIPERPLASIA HIPOFISÁRIA E PUBERDADE TARDIA SECUNDÁRIA AO HIPOTIREOIDISMO PRIMÁRIO: um relato de caso na Atenção Primária;
- IMPACTO DO NOVO CORONAVÍRUS NA SAÚDE MENTAL: um relato de caso;
- SÍFILIS GESTACIONAL: relato de caso.
LIVROS
Livro: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE ENFERMIDADES TRANSMISSÍVEIS E NÃO TRANSMISSÍVEIS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS
Organizadores: Rise Consolação Iuata Costa Rank, Millena Pereira Xavier, Nelita Gonçalves Faria De Bessa
Páginas: 224
Editora Kelps
Descrição: Esse livro discorre sobre doenças graves como a dengue, zika vírus e a Chickungunya, abrangendo a educação, comunicação e o saneamento. Incluiu o histórico, as inovações científicas, a prevenção e o controle dos mosquitos biologicamente modificados. Pesquisou-se a educação permanente em saúde do SUS de Gurupi/TO. Além de trazer conhecimentos imprescindíveis para os pais, educadores e jovens em geral, no que diz respeito a um dos mais importantes assuntos que se deve ter consciência: a gravidez na adolescência. A investigação angariou informações também sobre o tratamento dentário em crianças. Ela revelou que algumas doenças bucais devem ser descobertas na fase infantil visto que podem afetar todo o período de vida. O conjunto de informações alcançadas nesse livro foram relevantes para lidar com o idoso do futuro próximo. As pesquisas atuais são muito centralizadas em medicamentos e os resultados mostraram que há necessidade de expandir o conhecimento acerca desse objeto. A exploração do tempo de aleitamento materno demonstrou a necessidade de intervenção nas políticas públicas, sobre o efeito do período de nutrição do bebe, durante o crescimento infantil. Além disso, os escritores atingiram uma compreensão mais ampla desse conteúdo, ao estudar as múltiplas relações que influenciam o preparo das gestantes para a amamentação. Houve contribuição meritória dos autores quando expandiram a experiência já adquirida. A obra em resenha é relevante aos saberes e procedimentos de intervenção em saúde materna infantil. A metodologia adotada para as proposições efetivadas foi bastante funcional devido aos exames empregados.
Capítulos:
CAPÍTULO 1- ENFRENTAMENTO DA DENGUE, DO VÍRUS CHIKUNGUNYA E DO ZIKA VÍRUS EM GURUPI-TO: SALA MUNICIPAL DE COORDENAÇÃO E CONTROLE NO COMBATE AO Aedes Aegypti
Wellington de Souza Moura
CAPÍTULO 2 – RETRATOS DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE GURUPI, TOCANTINS
Jeann Bruno Ferreira da Silva, Márcia Andrea Marroni
CAPÍTULO 3 – LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO MUNICÍPIO DE GURUPI-TO
Florence Tible Germaine Lainscek, Layanne Santos Lima, Sharliane Carneiro de Oliveira, Sávia Denise Silva Carlotto Herrera, Geovane Rossone Reis
CAPÍTULO 4 – LEVANTAMENTO DO PERFIL DA FAMÍLIA E A HISTÓRIA DENTAL DE CRIANÇAS QUE RECEBERAM ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM 10 ANOS, NA CIDADE DE GURUPI-TOCANTINS.
Rise Consolação Iuata Costa Rank, Joana Estela Rezende Vilela, Fausto Félix da Silva, Omar Franklin Molina
CAPÍTULO 5 – PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS CADASTRADOS NO INSTITUTO JUAREZ MOREIRA EM GURUPI, TOCANTINS,BRASIL.
Rafaela De Carvalho Alves, Marcos Gontijo Da Silva, Erica Eugênio Lourenço Gontijo, Janne Marques Silveira, Millena Pereira Xavier
CAPÍTULO 6 – REALIDADE REGIONAL EM RELAÇÃO AO TEMPO DE ALEITAMENTO MATERNO E
SUAS POSSÍVEIS SEQUELAS
Rise Consolação Iuata Costa Rank, Joana Estela Rezende Vilela, Thuane Neves, Karla Regina Gama, Marcos Sampaio Rank
CAPÍTULO 7 – EPIDEMIAS: INTERVENÇÕES MÉDICO-POLÍTICAS COMO PARADIGMAS DE CRÍTICA DA MODERNIDADE
José Carlos de Freitas
CAPÍTULO 8 – DIAGNÓSTICO REGIONAL A RESPEITO DO PREPARO DE GESTANTES PARA O ALEITAMENTO MATERNO
Rise Consolação Iuata Costa Rank, Joana Estela Rezende Vilela, Marcos Sampaio Rank, Marília Pantoja Soares Silva, Maria do Amparo Ferreira dos Prazeres.
CAPÍTULO 9 – ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA AUXILIAR NA SAÚDE MATERNO-INFANTIL DA REGIÃO
Rise Consolação Iuata Costa RanK, Joana Estela Rezende Vilela, Luciana Marquez, Marília Pantoja Soares Silva, Maria do Amparo Ferreira dos Prazeres
Livro: PRÁTICAS EDUCATIVAS – ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS
Organizadores: Rise Consolação Iuata Costa Rank, Millena Pereira Xavier, Edna Maria Cruz Pinho
Páginas: 344
Editora Kelps
Descrição: O tema central deste livro é a prática educativa. Compõe-se nove capítulos que trazem análises e reflexões de abordagens multidisciplinares sob vários enfoques, conforme as opções investigativas dos seus autores. Esta obra propõe resignificar às práticas pedagógicas para que as mesmas possam auxiliar os professores a pensarem um novo referencial para o ensino de suas disciplinas em sala de aula, para assim potencializar a educação formal e em especial a formação de professores. Partindo desta perspectiva, os textos têm uma intencionalidade de resignificar e discutir a aprendizagem e a prática pedagógica multidisciplinar a partir das diversas concepções de apreensão do fenômeno educativo na era globalizada, onde está presente a complexidade das relações humanas. Os textos apresentam uma aproximação atual, sobre os novos e velhos desafios propostos pela educação formal. Os mesmos têm uma intencionalidade de discutir a aprendizagem e a práticas educativas. Ao transitar por diversos relatos de experiências das práticas educativas, os (as) autores (as) através dos textos nos apresentam de forma bem particular e cuidadosa uma exposição das questões que os envolvem no universo escolar. Além disso, apresentam conceitos indispensáveis para o nosso conhecimento, os quais, gostaríamos de compartilhar com os (as) leitores (as).
Capítulos:
CAPÍTULO 1- PRÁTICAS EDUCATIVAS E TECNOLOGIA ASSISTIVA: A EDUCAÇÃO FÍSICA
EM FOCO.
Lucilene Gomes da Silva, Layson Pimentel da Silva, Magna Milhomem Lima
CAPÍTULO 2- EXCELENTE EDUCAÇÃO COMO REQUISITO BÁSICO EM UMA REGIÃO PARA O SUCESSO DE UM PARQUE TECNOLÓGICO
Adriana de Miranda Santiago Terra, Edson A. A. Querido Oliveira, Eduardo Andrea Lemus Erasmo
CAPÍTULO 3 – GESTÃO EDUCACIONAL E SEUS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: RELATO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM COLINAS DO TOCANTINS
Maria Leci de Bessa Mattos
CAPÍTULO 4- OS CONTEÚDOS E AS DIMENSÕES DE CONHECIMENTO NA 2ª VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Mauricio Pereira da Silva, Elson Pereira Camargo, Jackson Carlos da Silva
CAPÍTULO 5 – DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA DANÇA SOBRE RODAS
Gisele Soares de Jesus, João Bartholomeu Neto, Eliana Zellmer Poerschke Farencena
CAPÍTULO 6 – AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE ESCALA
Plínio Sabino Sélis
CAPÍTULO 7 – MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM GURUPI
Edna Maria Cruz Pinho, Joel Moisés Silva Pinho, Eliene Pereira da Silva Mesquita
CAPÍTULO 8 – OLHAR DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA
Taynara Dias Lopes Teixeira, Eliana Zellmer Poerschke Farencena, João Bartholomeu Neto
CAPÍTULO 9 – SISTEMA MONETÁRIO COMO PROPOSTA DE INVERSÃO CURRICULAR DO ENSINO DO NÚMERO RACIONAL POSITIVO NA FORMA DECIMAL
Lady Sakay, Cristiano Alberto Muniz
Livro: TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS
Organizadores: Rise Consolação Iuata Costa Rank, Millena Pereira Xavier, Paulo Henrique Costa Mattos
Páginas: 364
Editora Kelps
Descrição: Esta obra o descreve o território como um lugar em que desembocam todas as ações, todas as paixões, todos os poderes, todas as forças, todas as fraquezas, isto é, onde a história do homem plenamente se realiza a partir das manifestações da sua existência. Pesquisar a importância de um determinado território sempre foi fundamental para se determinar não somente o seu passado, como também para contribuir o pensar e planejar seu futuro. Porém, mais que isso, é também encontrar sua constituição imaterial, quer seja, as suas normas, suas leis, ações, cultura, rearranjos populacionais e todo tipo de fluxos, ideias, movimentos econômicos, em outras palavras, é buscar o tangível e o intangível. Esse livro busca, portanto, responder as inquietudes dos seus diversos autores, com suas variadas visões que traduz o real conceito de Universidade e se fundem no grupo de pesquisa “Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade”. O Regional está no “DNA” da UnirG, em nosso nome e em nossa missão, assim sendo, o trabalho que agora apresentamos é o alinhamento de todos nossos objetivos, metas e valores.
Capítulos:
CAPÍTULO 1 – CORTES E RECORTES EM TERRITÓRIOS TOCANTINENSES
Ivany Coeli Leal Coragem
CAPÍTULO 2 – REDES DE COOPERAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO DAS UNIVERSIDADES: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM AÇÃO
Ivany Coeli Leal Coragem
CAPÍTULO 3 – GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO COM FOCO EM MAPEAMENTO DE CRIMES
Antônio Jeronimo Netto, Julierme Siriano da Silva, Bárbara Suelma Souza Costa
CAPÍTULO 4 – A REPRESENTATIVIDADE DO ICMS ECOLÓGICO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS
Gabriella de Castro Weber, Regiane Souza Costa Brito, Patrícia Pinheiro Alves, Mônica Franch Carniello
CAPÍTULO 5 – ALTERNATIVAS PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE ESPERA POR ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM UM HOSPITAL PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE GURUPI – TO
Fábio Pegoraro
CAPÍTULO 6 – O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA MICRORREGIÃO DE GURUPI/TO
Edson Trajano Vieira, Cejana Borges Marques
CAPÍTULO 7 – O TRABALHO ESCRAVO NA AMAZÔNIALEGAL E A LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS
Paulo Henrique Costa Mattos
CAPÍTULO 8 – O PRONAF MULHER NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS
Cláudia da Luz Carvelli
CAPÍTULO 9 – TRANSPARÊNCIA GOVERNAMENTAL: PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS
Gilberto Gomes de Amorim, Marcos Vinicius Oliveira Gonçalves, Lucas Rodrigues Sales dos Santos
CAPÍTULO 10 – VIOLÊNCIA AGRÁRIA, DESTRUIÇÃO AMBIENTAL E DESRESPEITOS AOS DIREITOS HUMANOS: A BARBÁRIE NOSSA DE CADA DIA
Paulo Henrique Costa Mattos
CAPÍTULO 11 – O GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS NO ESTADO DO TOCANTINS – LEI 10.267/2001
Liamar Maria dos Anjos, Hellen Dayany Barboza Barros, Jorge Linhares da Costa, Fernanda Alves dos Santos, Vanessa Ferreira Alves, José Carlos Soares dos Santos
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A Revista Cereus é um periódico eletrônico, destina-se à divulgação de trabalhos científicos das áreas classificadas pela CAPES como Ciências exatas e da terra, Saúde coletiva (epidemiologia, saúde pública, medicina preventiva), Ciências sociais aplicadas e Ciências humanas, com espaço para submissões de outras áreas desde que os respectivos conteúdos guardem correspondência com o projeto da revista. É editada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi, a publicação ocorre com periodicidade trimestral e os artigos podem ser submetidos à análise a qualquer tempo.
Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas. Essa Revista cumpre com o papel de divulgação e socialização de conhecimentos, busca promover e apoiar, enquanto veículo de divulgação científica, o desenvolvimento da pesquisa.
v. 14, n. 4 (2022): Revista Cereus
A revista Amazônia Science & Health é um periódico da Universidade de Gurupi com publicação trimestral destinada à publicação de trabalhos científicos e intervenções relacionados às áreas de Ciências Médicas e da Saúde. O acesso às publicações é totalmente gratuito e não há taxas para submissão e publicação dos manuscritos.
A Revista Amazônia: Science & Heatlh (ISSN 2318-1419) é um periódico científico eletrônico de periodicidade trimestral, sem fins lucrativos, que tem a função de divulgar pesquisas e experiências de pesquisadores realizadas em diferentes localidades. Assim, tem como objetivo principal contribuir com a difusão de conhecimentos, sobretudo em ciências da saúde e de suas áreas de interfaces, divulgando resultados de pesquisas realizadas por professores e estudantes de graduação e pós-graduação.
A Revista Amazônia: Science & Heatlh oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando maior democratização do conhecimento, contribuindo para que este acervo se configure como patrimônio da humanidade.
Essa Revista cumpre com o papel de divulgação e socialização de conhecimentos, busca promover e apoiar, enquanto veículo de divulgação científica, o desenvolvimento da pesquisa.
v. 11, n. 1 (2023): Revista Amazônia: Science & Health
Revista Amazônia: Science & Health